/Vacina de febre amarela agora tem validade indeterminada

Vacina de febre amarela agora tem validade indeterminada

Menos uma preocupação para quem quer visitar países como Paraguai, Bolívia, Equador ou México e já tomou a vacina amarela. Agora não é necessário se vacinar novamente após dez anos. De acordo com nova determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma única dose já deixa a pessoa imune à doença pelo resto da vida.

Se você pretende viajar para algum países onde é exigido (veja abaixo a lista), é necessário tomar a vacina dez dias antes da viagem. Basta ir para um posto de saúde municipal ou estadual e se vacinar gratuitamente. Depois, ir até um posto da Anvisa de sua cidade e trocar o comprovante de por um Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

Mas nem todos podem se vacinar. Mulheres grávidas, bebês de até seis meses e pessoas alérgicas a seus componentes, portadoras do vírus HIV, em tratamento com corticoides, quimioterapia ou radioterapia recebem o Certificado de Isenção de Vacinação, que também tem no posto da Anvisa.

Países que exigem a vacina:

América do Sul
Equador, Bolívia, Paraguai, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

América do Norte
México.

América Central e Caribe
Toda a região, exceto Cuba, Nicarágua, República Dominicana, Panamá, Haiti, Porto Rico e Ilhas Virgens (Britânicas e Americanas).

Europa
Malta e Albânia.

África
Todos os países, menos o Sudão do Sul.

Oceania
Austrália, Polinésia Francesa, Fiji, Nova Caledônia e Samoa.

Oriente Médio
Líbano, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Jordânia, Omã, Bahrein e Iêmen.

Ásia
China (menos Hong Kong e Macau), Coreia do Norte, Índia, Camboja, Tailândia, Laos, Butão, Vietnã, Filipinas, Indonésia, Cazaquistão, Quirguistão, Malásia, Brunei, Nepal e Cingapura.