Cidade do México – Os mortos desfilaram graças a 007 Contra Spectre e a gente estava lá

Até ano passado, não havia um desfile do Dia dos Mortos no México. Mas, graças a 007 Contra Spectre, lançado ano passado, a prefeitura da Cidade do México resolveu promover uma verdadeira festa com desfiles e shows na Praça da Constituição, também conhecida como Zácalo.

E a festa é formidável. Mais de 1 milhão de pessoas se reuniram na praça, que é uma das maiores do mundo e acompanharam o desfile com carros alegóricos parecidos com o do filme, com diversas pessoas, desde crianças até senhores, fantasiados. E a festa vai durar até o dia 2, quando se comemora o Dia de los Muertos (e, no Brasil, o Dia de Finados).

Rua próxima da Praça da Constituição - Foto: Bruno Porciuncula
Rua próxima da Praça da Constituição – Foto: Bruno Porciuncula

A festa é gratuita e na praça. Uma multidão se aglomera, sem empurra-empurra, e acompanha o cortejo, sempre animado. Em um dos carros alegóricos, fotos de Cantinflas e Roberto Bolaños (mais conhecido como o Chaves no Brasil).


Nos edifícios em volta, uma aglomeração de pessoas acompanhou o desfile. Após o cortejo, cantores se revezavam em um palco animando o público – que não parava de cantar e nem de tirar fotos com as dezenas de personagens que apareciam.

dia-dos-mortos-casal dia-dos-mortos-crianca-fantasiada dia-dos-mortos-fantasias

O Dia dos Mortos ainda não acabou no México, parece até Carnaval, dura cinco dias. Cada dia tem shows e uma aglomeração de pessoas fantasiadas, na maior paz. Em breve, vamos falar mais sobre as comemorações, principalmente no dia 2 de novembro.

Praça à noite, com o show e centenas de pessoas - Foto: Bruno Porciuncula
Praça à noite, com o show e centenas de pessoas – Foto: Bruno Porciuncula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *