/Nível mais alto do Coliseu será reaberto após 40 anos

Nível mais alto do Coliseu será reaberto após 40 anos

Os visitantes do Coliseu finalmente vão ter acesso ao nível mais alto de uma das 7 maravilhas do mundo moderno. O local será reaberto no dia 1º de novembro após 40 anos.

Os assentos no quinto nível do anfiteatro já foram reservados para as camadas mais baixas da sociedade romana antiga, embora proporcionassem uma vista deslumbrante – não só das batalhas de gladiadores, mas do coração de Roma.

“É uma vista incrível do Coliseu e de Roma, que o visitante lembrará como uma das coisas mais bonitas que viu em sua vida”, disse o ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschini.

Visitas guiadas

Para acessar o local, é necessário agendar visitas guiadas que que levarão grupos de no máximo 25 pessoas de cada vez até o nível superior do monumento. Os turistas vão poder ver corredores excepcionalmente bem conservados e vestígios de banheiros. Também há evidências de restaurações nas paredes, após um incêndio provocado por raios em 217 d.C.

A visita seguirá para o terceiro andar, onde as classes médias ficavam sentadas, e para o quarto, onde comerciantes apreciavam os espetáculos. O primeiro nível, a uma curta distância do derramamento de sangue e da ação, era reservado para o imperador e seus senadores.

Concluído em 80 d.C., o Coliseu foi o maior anfiteatro construído durante o império romano.