/Bahia está em lista de destinos imperdíveis em 2018
Salvador - Bahia

Bahia está em lista de destinos imperdíveis em 2018

A Bahia foi o único estado do país a figurar na lista dos destinos imperdíveis para se visitar em 2018, elaborado pelo guia de viagens Lonely Planet. Além da Bahia, fazem parte da lista Belfast, na Irlanda do Norte, que aparece em primeiro lugar, e Alaska, nos Estados Unidos.

A revista destacou Salvador, “que tem uma energia e uma beleza colorida com as quais poucas cidades do mundo podem competir”. A publicação também citou o centro histórico da cidade, “museu vivo da arquitetura colonial”, e as igrejas dos séculos XVII e XVIII.

Pelourinho - Salvador - Bahia
Pelourinho é um dos cartões postais de Salvador – Foto: Divulgação

Também falou das festas “animadas” que acontecem na cidade, “com grupos de percussão batucando ritmos poderosos durante o dia em um cenário colonial de tirar o fôlego”.

A Praia do Forte foi lembrada por lojas e restaurantes estilosos, além de destacar o Projeto Tamar. “Programe sua visita para a lua cheia e ande pela praia no pôr do sol, quando as águas do rio Timeantube se tornam vermelhas e a lua se ergue sobre o mar”, sugere a publicação.

Outras regiões

A Lonely Planet também destacou a Chapada Diamantina. “É uma das poucas atrações turísticas que rivalizam com o disputado litoral repleto de belas praias”, diz a revista, destacando que a Chapada Diamantina é uma das melhores experiências de viagem pelo Brasil.

Chapada Diamantina - BAhia
Parque Nacional da Chapada Diamantina é um dos destaques – Foto: Divulgação

Morro de São Paulo e Boipeba também foram lembrados. “É uma joia tropical baiana, com trilhas na areia, águas calmas e claras, morros cobertos com vegetação intocada, manguezais e noites à luz de velas”.

Sul do estado

Claro que a região sul da Bahia não iria faltar. Porto Seguro é lembrado como o lugar onde os portugueses chegaram ao Brasil pela primeira vez. “A cidade é mais rústicas que muitas da Bahia. Devido à vida noturna estridente, as ruas são calmas e até tediosas durante o dia, já que a cidade está toda de ressaca depois das festas”.

Caraíva é citada como um vilarejo que atrai hippies e quem busca sossego, mas alerta que as quedas de energias são comuns. “Geradores barulhentos iluminam as lojas e restaurantes e, mais importante, mantêm o forró à toda na sexta-feira à noite.

O arquipélago de Abrolhos é citado como um dos lugares que Charles Darwin visitou, em 1832, e é habitada basicamente por aves migratórias e, de junho a outubro, baleias jubarte.

Abrolhos Bahia
Arquipélago de Abrolhos encanta pela natureza rústica e baleias jubarte – Foto: Divulgação