/Tirar passaporte vai ficar mais fácil
Passaporte

Tirar passaporte vai ficar mais fácil

A emissão de passaporte será simplificado a partir de 2018 graças às mudanças que exigem menos documentos durante o processo.

Deixa de ser obrigatória a apresentação dos comprovantes de quitação eleitoral e do serviço militar, além do comprovante de pagamento da taxa de emissão. Agora, basta a identidade, CPF e o passaporte anterior (para quem já tem o documento).

Os documentos que tiveram a apresentação dispensada vão ser buscados na base dados do governo pela própria PF. A taxa para emitir o passaporte é de R$ 257,25 e o documento tem validade de 10 anos.

>> Brasileiros vão ter mais feriados em 2018

Para tirar o passaporte, é preciso acessar o site da Polícia Federal e preencher o formulário de solicitação de passaporte. Dessa forma, mesmo não sendo algo muito longo, comece essa parte do processo apenas quando puder dedicar toda a sua atenção, pois erros nesse formulário podem inviabilizar a emissão do passaporte.

Neste momento, você também irá selecionar o local de seu atendimento. No final, um protocolo será gerado: imprima-o e leve consigo na Polícia Federal.

Depois de preencher todos os dados, será possível emitir a GRU de pagamento do passaporte de R$ 257,25. O pagamento pode ser feito pela internet ou em uma agência do Banco do Brasil.

>> Nove locações de filmes que você deve visitar pelo mundo

Agende um horário para ir à Polícia Federal Caso surja algum imprevisto, nessa mesma página é possível reagendar. Nessa visita serão recolhidas a foto e as impressões digitais. Em até seis dias úteis, é necessário voltar para pegar o passaporte.

TAGS: